Dicas para manter a Saúde Emocional em tempos de Pandemia

12/06/2020

    Nunca foi tão necessário falar sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, em tempos de pandemia o isolamento social surgiu como uma necessidade global porém, manter o afastamento físico daqueles que amamos é penoso e cansativo, diante disso dar atenção a nossas emoções durante determinado período de intenso estresse pode ser o linear entre a saúde e a doença.

   Durante o momento de distanciamento obrigatório naturalmente se espera uma intensificação nas emoções negativas, seja por um aumento do estresse, da ansiedade, solidão ou insegurança. A mudança brusca na rotina e muitas vezes o excesso de situações para administrar juntamente com a incerteza, medo do futuro, da perda do emprego assim como outras questões acumuladas, podem resultar num desequilíbrio emocional deixando as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de doenças psicológicas.

    Conquistar o equilíbrio e estabilidade adequados não será fácil mas há mudanças que podem ser feitas para nos aproximar deste ideal. Alterações na rotina como estabelecer horários do dia para desenvolver determinadas atividades podem diminuir os sentimentos de ansiedade e frustração. Definir e controlar o tempo que se gasta utilizando equipamentos eletrônicos também é uma boa maneira de informar ao seu corpo quais os momentos ele precisa estar alerta e focado e quando pode relaxar e descansar.

    Vestir-se como se fosse trabalhar fora de casa é uma forma prática de separar momentos: trabalho e descanso, atenção e relaxamento, dias de semana e finais de semana, disponibilizando a sua mente o tempo adequado para se adaptar a cada atividade que será realizada reduzindo a sensação de fadiga. Alimentar-se corretamente, executar alguma atividade física, dormir no mínimo seis horas por noite e tomar banho de sol regularmente é um jeito prático de alcançar o equilíbrio e saúde física, impactando diretamente na percepção de bem estar.

    Dividir as tarefas domésticas com toda a família incentivando a execução dessas atividades mesmo que simples, além de reduzir o cansaço pode ser um modo de unir e aproximar, possibilitando mais tempo livre para realização de outras necessidades. Caso tenha filhos, inclua na rotina diária um tempo para brincadeiras, conversas ou qualquer outro tipo de interação, seja criativo, os pequenos só precisam sentir que estão recebendo atenção e são importantes no ciclo familiar, não importa se é varrendo a casa, ajudando na cozinha ou lendo um livro juntos.

    Tenha critério com as informações que consome, escolha uma fonte e um horário do dia para se informar evitando ouvir ou ler por muitas horas diferentes fontes que podem apenas confundir e apavorar sensibilizando negativamente. Procure ou retome alguma atividade que auxilie no controle do estresse, drenando para fora tudo o que pode causar dano, aproveite para desenvolver a criatividade e se reconectar, há muitas ideias inspiradoras em livros e sites. Seja cozinhando, pintando, malhando ou fazendo ioga só precisa ser algo que ajude a manter a estabilidade.

    Por fim, tente ao máximo manter-se próximo de pessoas queridas por chamadas de voz ou vídeo. Ouvir e ver, conversar e rir, desabafar e fazer planos auxilia e muito a manter o foco no que deve ser prioridade neste momento, dá esperança, acalma e alivia a solidão sendo a melhor distração além de fortalecer as emoções. Não esqueça: seus sentimentos e percepções importam e precisam ser bem administrados. Se em algum momento sentir que está com sobrecarga e não é possível resolver sozinho, procure uma terapeuta, com cuidado, atenção e profissionalismo, nós podemos ajudar.