A arte de Educar

30/06/2019

    Alcançar o sucesso na educação dos filhos não é uma tarefa fácil. Certamente você já deve  ter desejado uma fórmula mágica para solucionar os problemas com a alimentação, respeito, disciplina, estudos e tantas outras questões rotineiras que ocorrem durante o processo de educar. 

    O ponto de partida para alcançar as mudanças desejadas é ter em mente que os filhos são únicos, com gostos, personalidades e diferentes necessidades em cada fase. Portanto, o que funciona com um filho pode ser totalmente desconfortável e estressante para o outro. Fique atento, caso aplique uma técnica e esta não  alcance nenhum resultado dentro de um período determinado, será necessário tentar outras alternativas. O período para reavaliação do método dependerá muito da faixa etária e resistência natural da criança.

     A frustração e o sentimento de culpa serão frequentes, mas não desista,  ao se empenhar em estabelecer novas regras e rotinas, os filhos apresentarão  resistência, assim como todo ser humano tem dificuldades de lidar com mudanças, isso é natural e esperado. Quando criança esperneia, chora ou grita ela está lutando por si e tem uma confiança nos genitores de que seu desejo será concedido. Este objeto de desejo pode não ser exatamente o que é verbalizado. Existem solicitações mais subjetivas, difíceis de serem interpretados como por exemplo a necessidade de segurança, cuidado, limites entre outros.

     Mantenha a calma, estabeleça uma regra por vez para que a criança não se sinta inadequada com o excesso de cobranças. O ideal é definir em ordem prioritária o que deve ser mudado, tendo em mente que durante todo o processo a criança precisa se sentir amada e acolhida, não com presentes mas com interações positivas e demonstração de afeto.

     Outra questão importante: Seja sincero(a) com seus filhos, não prometa algo que não cumprirá e caso isso ocorra, explique porque não conseguiu manter sua palavra. Deixe claro sua opinião e tente não voltar atrás. É melhor falar que precisa pensar a respeito, do que dizer algo e depois mudar. Esteja com as regras e opiniões alinhadas com os outros integrantes da família. Para se desenvolverem bem, as crianças necessitam de um ambiente estável e confiável, portanto discussões sobre qualquer assunto e principalmente os que se referem a condutas e regras aplicadas a criança, devem ser feitas bem longe desta, a fim de evitar que escute.

      Existem diversas maneiras dos pais alcançarem as mudanças desejas mas para isso precisam estar cientes de que certas alterações devem ocorrer, primeiramente em seus próprios comportamentos, antes das novas regras e métodos chegarem aos filhos. O aconselhamento psicológico familiar é uma boa alternativa, pois facilitará o processo, ajudando os responsáveis na identificação dos problemas, definição de metas e administração das emoções e opiniões familiares.


Fontes consultadas:

Radcliffe, S.C., (1989) Criar confiança e estabelecer autoridade. O equilíbrio delicado. Winnicott, D.W.(1982).A criança e o seu mundo. Editora Zahar 6ª edição.